RELAÇÃO DO AEE COM O TEXTO “O MODELO
DOS MODELOS”
“O meu olhar é nítido
como um girassol.
Tenho costume de
andar pelas estradas
Olhando para direita
e para a esquerda,
E de vez em quando
olhando para trás...
E quando vejo a cada
momento
É aquilo que nunca
antes eu tinha visto,
Eu sei andar por isso
muito bem...
Sei ter o pasmo
essencial
Que tem uma criança
se, ao nascer,
Reparasse que nascera
deveras...
Sinto-me nascido a
cada momento
Para a eterna
novidade do mundo...”
(Pessoa)
Como sabemos o AEE, Atendimento Educacional
Especializado é um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou
suplementar, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerando as
suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e
interação nas atividades escolares. Ele perpassa todos os níveis, etapas e
modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as
crianças, jovens e adultos à educação escolar comum. Ele constitui oferta
obrigatória dos sistemas de ensino, todavia, participam do AEE os alunos que
dele necessitam.
Ao receber um aluno na sala do AEE, o
professor do referido atendimento, terá que planejar várias etapas de
procedimentos para conhecer o educando, reconhecer suas habilidades e assim
poder da melhor forma ajudá-lo.
Como relata o texto “O modelo dos
modelos” de Italo Calvino, a regra do senhor Palomar foi aos poucos se
modificando, com procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse
melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades
distintas, no tempo e no espaço. Assim também é o que faz o professor do AEE,
busca o que mais se adequa ao aluno para que possam ser vencidas as barreiras
que atrapalham o desenvolvimento de seu aluno.
A organização do Atendimento
Educacional Especializado considera as peculiaridades de cada aluno. Alunos com
a mesma deficiência podem necessitar de atendimentos diferenciados.
Por isso, o primeiro passo para se
planejar o Atendimento não é saber as causas, diagnósticos, prognóstico da
suposta deficiência do aluno. Antes da deficiência, vem a pessoa, o aluno, com
sua história de vida, sua individualidade, seus desejos e diferenças.
O professor de AEE acompanha a
trajetória acadêmica de seus alunos, no ensino regular, para atuar com
autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social. Para tanto, é
imprescindível uma articulação entre o professor de AEE e os do ensino comum.
Na perspectiva da inclusão escolar, o
professor da Educação Especial não é mais um especialista em uma área
específica, suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas
comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado aos alunos, público-alvo
da educação especial, as seguintes atribuições:
a) identificar, elaborar, produzir e
organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias,
considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um
plano de atuação para eliminá-las (MEC/SEESP, 2009).
b) Reconhecer as necessidades e
habilidades do aluno. Ao identificar certas necessidades do aluno, o professor
de AEE reconhece também as suas habilidades e, a partir de ambas, traça o seu
plano de atendimento. Se ele identifica necessidade de comunicação alternativa para
o aluno, indica recursos como a prancha de comunicação, por exemplo; se observa
que o aluno movimenta a cabeça, consegue apontar com o dedo, pisca, essas
habilidades são consideradas por ele para a seleção e organização de recursos
educacionais e de acessibilidade.
Com base nesses dados, o professor
elaborará o plano de AEE, definindo o tipo de atendimento para o aluno, os
materiais que deverão ser produzidos, a frequência do aluno ao atendimento,
entre outros elementos constituintes desse plano. Outros dados poderão ser
coletados pelo professor em articulação com o professor da sala de aula e
demais colegas da escola.
c) Produzir materiais tais como textos
transcritos, materiais didático-pedagógicos adequados, textos ampliados,
gravados, como, também, poderá indicar a utilização de softwares e outros
recursos tecnológicos disponíveis.
d) Elaborar e executar o plano de AEE,
avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos educacionais e de
acessibilidade (MEC/SEESP, 2009). Na execução do plano de AEE, o professor terá
condições de saber se o recurso de acessibilidade proposto promove participação
do aluno nas atividades escolares. O plano, portanto, deverá ser constantemente
revisado e atualizado, buscando-se sempre o melhor para o aluno e considerando que
cada um deve ser atendido em suas particularidades.
e) Organizar o tipo e o número de
atendimentos (MEC/SEESP, 2009). O professor seleciona o tipo do atendimento,
organizando, quando necessários, materiais e recursos de modo que o aluno possa
aprender a utilizá-los segundo suas habilidades e funcionalidades. O número de
atendimentos semanais/mensais varia de caso para caso. O professor vai
prolongar o tempo ou antecipar o desligamento do aluno do AEE, conforme a
evolução do aluno.
f) Acompanhar a funcionalidade e a
aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula
comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola (MEC/SEESP,
2009). O professor do AEE observa a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos
na sala de aula, as distorções, a pertinência, os limites desses recursos nesse
e em outros ambientes escolares, orientando, também, as famílias e os colegas
de turma quanto ao uso dos recursos.
O professor de sala de aula informa e
avalia juntamente com o professor do AEE se os serviços e recursos do
Atendimento estão garantindo participação do aluno nas atividades escolares.
Com base nessas informações, são reformuladas as ações e estabelecidas novas
estratégias e recursos, bem como refeito o plano de AEE para o aluno.
g) Ensinar e usar recursos de
Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias da informação e comunicação, a
comunicação alternativa e aumentativa, a informática acessível, o soroban, os
recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e
linguagens, as atividades de orientação e mobilidade (MEC/SEESP, 2009).
h) Promover atividades e espaços de
participação da família e a interface com os serviços de saúde, assistência
social e outros (MEC/SEESP, 2009). O papel do professor do AEE não deve ser
confundido com o papel dos profissionais do atendimento clínico, embora suas
atribuições possam ter articulações com profissionais das áreas da Medicina,
Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e outras afins. Também estabelece
interlocuções com os profissionais da arquitetura, engenharia, informática.
No decorrer da elaboração e
desenvolvimento dos planos de atendimento para cada aluno, o professor de AEE
se apropria de novos conteúdos e recursos que ampliam seu conhecimento para a
atuação na Sala de Recursos Multifuncional.
Assim como o Senhor Palomar, o
professor do AEE vai modificando suas metodologias e adequando-as conforme a
necessidade de seus alunos, os quais apresentam realidades distintas.
REFERENCIAS
Coletânea
UFC-MEC: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Fascículo 01:
A Escola comum inclusiva. (págs. 22 a 27).
CALVINO, Italo: Texto: “O
modelo dos modelos”.
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