ATIVIDADES QUE PODERÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO
E A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Nas pesquisas de jogos e atividades para alunos com
DI encontrei as seguintes atividades e as considerei muito interessante:
ATIVIDADE 1- CARACTERISTICAS EMOCIONAIS
APÓS
OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS NUMERE AQUELAS RELACIONADAS A VOCÊ.
(O aluno deverá escolher as características que ele julga possuir, numerá-las e escrever as características).
AGORA EXPLIQUE PORQUE ESCOLHEU AS CARACTERÍSTICAS
ACIMA.
(O aluno deverá justificar suas escolhas)
ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS FISICAS
ATIVIDADE 3 - PREFERÊNCIAS
*Lembrando
que as atividades propostas deverão ser iniciadas com um bom diálogo e
pesquisa, buscando levar o aluno a conhecer seu histórico, características e
preferências:
|
Sugiro
que estas atividades sejam aplicadas para conhecermos um pouco mais das características
do aluno, o que ele sente, pensa e suas preferencias.
Estas atividades podem
desenvolver no aluno a capacidade reflexiva, a autoconfiança e um resgate de
memoria de seus gostos e preferencias ajudando ao professor encontrar
mecanismos de melhor incentivar a participação do aluno nas atividades de sala.
Com base na atividade o professor
do AEE pode intervir questionando sempre as respostas dadas pelo aluno e
instigando sempre uma justificativa para que o aluno sinta-se a vontade para
expor seus pensamentos, suas ideias. E assim melhorar sua autoconfiança,
desempenho de comunicação e socialização.
Amiga, inicialmente parabéns por sua postagem muito interessante como você mesma falou é uma boa atividade para conhecer melhor nosso aluno e para que ele mesmo possa reconhecer seus próprios gostos e suas qualidades.
ResponderExcluirMaria, a proposta de trabalhar a identidade da criança é muito interessante e acredito que a criança fica mais confiante quando consegue perceber quem é através de sua história, emoções, preferências e contexto. Tenho trabalhado com algumas crianças que precisam muito observar a si mesmas e o resultado desse trabalho é surpreendente. Estas atividades que estão postas como atividades de escrita podem ser transformadas em material de jogo. Um exemplo: "Jogo das preferências": carinhas em EVA ou cartolina, caixinha com figuras de alimentos. Retira da caixinha a figura, faz sua exploração:cor, sabor, derivados e depois a criança indica qual carinha ela relaciona à figura. Gastamos um pouco mais de tempo construindo o jogo, porém a criança participa brincando e ele poderá ser usado em outros momentos.
ResponderExcluirObrigada pela sugestão, vou fazer a transformação.
ExcluirUm abraço.
Maria as atividades sugeridas por você são muito pertinentes, pois trabalhar o emocional do aluno com DI é um passo importante para que esse aluno melhore sua auto estima influenciando no seu desenvolvimento cognitivo. Gostei muito abraço.
ResponderExcluir