segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ATIVIDADES QUE PODERÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



ATIVIDADES QUE PODERÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Nas pesquisas de jogos e atividades para alunos com DI encontrei as seguintes atividades e as considerei muito interessante:
ATIVIDADE 1- CARACTERISTICAS EMOCIONAIS

Atividade montada no computador (Programa Word)
 

APÓS OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS NUMERE AQUELAS RELACIONADAS A VOCÊ.
 (O aluno deverá escolher as características que ele julga possuir, numerá-las e escrever as características).


AGORA EXPLIQUE PORQUE ESCOLHEU AS CARACTERÍSTICAS ACIMA.
(O aluno deverá justificar suas escolhas)


ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS FISICAS

ATIVIDADE 3 - PREFERÊNCIAS



 

*Lembrando que as atividades propostas deverão ser iniciadas com um bom diálogo e pesquisa, buscando levar o aluno a conhecer seu histórico, características e preferências:
  • QUEM É VOCÊ?
  • O QUE É CARACTERÍSTICA FISICA?
  • O QUE É CARACTERÍSTICA EMOCIONAL?
  • COMO VOCÊ SE COMPORTA FRENTE A UM NOVO ACONTECIMENTO?
  • QUAIS SUAS PREFERÊNCIAS?


         Sugiro que estas atividades sejam aplicadas para conhecermos um pouco mais das características do aluno, o que ele sente, pensa e suas preferencias.
Estas atividades podem desenvolver no aluno a capacidade reflexiva, a autoconfiança e um resgate de memoria de seus gostos e preferencias ajudando ao professor encontrar mecanismos de melhor incentivar a participação do aluno nas atividades de sala.
Com base na atividade o professor do AEE pode intervir questionando sempre as respostas dadas pelo aluno e instigando sempre uma justificativa para que o aluno sinta-se a vontade para expor seus pensamentos, suas ideias. E assim melhorar sua autoconfiança, desempenho de comunicação e socialização.


4 comentários:

  1. Amiga, inicialmente parabéns por sua postagem muito interessante como você mesma falou é uma boa atividade para conhecer melhor nosso aluno e para que ele mesmo possa reconhecer seus próprios gostos e suas qualidades.

    ResponderExcluir
  2. Maria, a proposta de trabalhar a identidade da criança é muito interessante e acredito que a criança fica mais confiante quando consegue perceber quem é através de sua história, emoções, preferências e contexto. Tenho trabalhado com algumas crianças que precisam muito observar a si mesmas e o resultado desse trabalho é surpreendente. Estas atividades que estão postas como atividades de escrita podem ser transformadas em material de jogo. Um exemplo: "Jogo das preferências": carinhas em EVA ou cartolina, caixinha com figuras de alimentos. Retira da caixinha a figura, faz sua exploração:cor, sabor, derivados e depois a criança indica qual carinha ela relaciona à figura. Gastamos um pouco mais de tempo construindo o jogo, porém a criança participa brincando e ele poderá ser usado em outros momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão, vou fazer a transformação.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Maria as atividades sugeridas por você são muito pertinentes, pois trabalhar o emocional do aluno com DI é um passo importante para que esse aluno melhore sua auto estima influenciando no seu desenvolvimento cognitivo. Gostei muito abraço.

    ResponderExcluir