domingo, 8 de setembro de 2013



TECNOLOGIA ASSISTIVA
No desenvolvimento de sistemas
educacionais inclusivos as ajudas técnicas
e a tecnologia assistiva estão inseridas no
contexto da educação brasileira, dirigida à
promoção da inclusão de todos os alunos
na escola. Portanto, o espaço escolar deve
ser estruturado como aquele que oferece
também as ajudas técnicas e os serviços de
tecnologia assistiva. (Brasil, 2006, p. 19)

“Um engrossador de lápis pode ser feito com

espuma macia e órteses podem melhorar a posição da mão do aluno e ainda conter um dispositivo para fixar o lápis. (www.expansao.com)”. (Atendimento Educacional Especializado Para a Deficiência Física. Rita Bersch e Rosângela Machado. Capítulo IV - p.44).
Um dos recursos da TA que considero bem interessante são os engrossadores de lápis, e ele é o que tenho mais usado em minha sala com os alunos que tem DF. Estou também em processo de construção de uma placa de comunicação para um aluno que tem DF com ausência da oralidade, ainda estou tentando descobrir quais as melhores e mais indicada imagens posso usar na prancha desse aluno. Espero que meu aluno possa ter sucesso em sua comunicação com esse recurso tanto no ambiente escolar quanto em casa.
Numa prancha de comunicação são colocados vários símbolos gráficos que representam mensagens. O vocabulário de símbolos deverá ser escolhido de acordo com as necessidades comunicativa de seu usuário e, portanto, as pranchas são personalizadas. A prancha de comunicação apresenta a vantagem de expor vários símbolos ao mesmo o tempo.
Uma forma muito comum de organizar este recurso é chamada de técnica por subdivisão e níveis. Cada prancha deve ser feita do tamanho e formato necessários e na confecção, são utilizados materiais variados como folhas de papel, cartolina, isopor, madeira.
Uma prancha pode ser feita a partir de uma página de álbum fotográfico ou pasta com sacos plásticos.
Além das pranchas personalizadas (prancha de comunicação pessoal) existem outras para múltiplos usuários (ambientes escolares, turma, biblioteca, que
acompanha um livro ou jogo). Essas pranchas possibilitam um ambiente rico em símbolos para todos que estão no local e podem ser utilizadas por mais de um usuário de CAA. (Atendimento Educacional Especializado Para a Deficiência Física. Rita Bersch e Rosângela Machado. Capítulo V - Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA p.63).



Nenhum comentário:

Postar um comentário