TECNOLOGIA
ASSISTIVA
No
desenvolvimento de sistemas
educacionais
inclusivos as ajudas técnicas
e a tecnologia
assistiva estão inseridas no
contexto da educação
brasileira, dirigida à
promoção da
inclusão de todos os alunos
na escola.
Portanto, o espaço escolar deve
ser
estruturado como aquele que oferece
também as
ajudas técnicas e os serviços de
tecnologia assistiva. (Brasil,
2006, p. 19)
“Um engrossador de lápis pode ser feito com
espuma macia e órteses podem
melhorar a posição da mão do aluno e ainda conter um dispositivo para fixar o
lápis. (www.expansao.com)”. (Atendimento Educacional Especializado Para a Deficiência Física. Rita
Bersch e Rosângela
Machado. Capítulo IV - p.44).
Um dos recursos da TA que
considero bem interessante são os engrossadores de lápis, e ele é o que tenho
mais usado em minha sala com os alunos que tem DF. Estou também em processo de
construção de uma placa de comunicação para um aluno que tem DF com ausência da
oralidade, ainda estou tentando descobrir quais as melhores e mais indicada
imagens posso usar na prancha desse aluno. Espero que meu aluno possa ter
sucesso em sua comunicação com esse recurso tanto no ambiente escolar quanto em
casa.
“Numa prancha de comunicação são colocados vários símbolos gráficos que
representam mensagens. O vocabulário de símbolos deverá ser escolhido de acordo
com as necessidades comunicativa de seu usuário e, portanto, as pranchas são personalizadas.
A prancha de comunicação apresenta a vantagem de expor vários símbolos ao mesmo
o tempo.
Uma forma muito comum de organizar
este recurso é chamada de técnica por subdivisão e níveis. Cada prancha deve ser feita do
tamanho e formato necessários e na confecção, são utilizados materiais variados
como folhas de papel, cartolina, isopor, madeira.
Uma prancha pode ser feita a partir
de uma página de álbum fotográfico ou pasta com sacos plásticos.
Além das pranchas personalizadas
(prancha de comunicação pessoal) existem outras para múltiplos usuários
(ambientes escolares, turma, biblioteca, que
acompanha um livro ou jogo). Essas
pranchas possibilitam um ambiente rico em símbolos para todos que estão no
local e podem ser utilizadas por mais de um usuário de CAA. (Atendimento Educacional
Especializado Para a Deficiência Física. Rita Bersch e Rosângela Machado. Capítulo V -
Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA p.63).
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