sexta-feira, 24 de maio de 2013

O QUE É UM BOM CURSO A DISTÂNCIA? E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO ON-LINE.

O QUE É UM BOM CURSO A DISTÂNCIA? E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO ON-LINE.
Cursista: Maria Lima de Souza
Capistrano, 26 de abril de 2013.
Concordo com o autor José Manuel Moram, quando diz que todo e qualquer curso bom é aquele que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, traz contribuições significativas e nos põe em contato com pessoas, experiências e ideias interessantes; porque não vale apenas fazermos um curso se em nada vai mudar nosso atos, atitudes ou comportamento. Só vale apena fazes nos dedicarmos a um curso na certeza que ele vai enriquecer nossas praticas profissionais e consequentemente nos tornar um ser humano melhor. Também concordo plenamente quando ele diz que para um curso ser bom, independente de ser presencial ou a distancia depende de varias coisas como, por exemplo, um professor dinâmico e eficiente; um local adequado e principalmente um aluno que tenha força de vontade e interesse em adquirir novos conhecimentos.
Porém um curso a distância, requer mais esforço do aluno, pois ele precisa ter um pouco de domínio de pesquisa em internet; se ele não tiver vai sempre precisar pedir ajuda a outra pessoa, e isso pode dificultar a participação nas atividades a serem postadas. Mas por outro lado é um pouco cômodo porque pode ser em casa e na hora que estiver disponível, ou seja, o próprio cursista pode organizar seu horário de estudo.
Minha sugestão é que cada cursista, que não tem noção de informática ou não tenha alguém em casa que possa ajuda-lo, procure se possível, fazer um curso básico de informática, que com certeza vai superar essa dificuldade e também irá se sentir mais confortável porque será um mais independente; afinal conhecimento nunca é demais.
  Com certeza educação on-line, nos traz atualmente questões específicas com novos desafios, e o principal deles é capacitar um número grande de profissionais que necessitam de uma formação e não podem frequentar um curso cem por cento presenciais; essa é uma das facilidades da internet, por isso eu aconselho a todo profissional buscar conhecimento nesse ramo para poder aproveitar melhor suas vantagens.

SUGESTÕES DE VÍDEOS SOBRE TECNOLOGIAS

SUGESTÕES DE VÍDEOS SOBRE TECNOLOGIAS:
DID YOU KNOW 2.0.
Duração: 8min 17seg. Em Português
Http:// www.youtube.com/watch?v=I47Hcc7HHOM
 Achei o vídeo muito interessante e me levou a uma reflexão: nossos alunos chegam a nossas escolas dominando muito mais as mídias do que nós que somos adultos, isso porque desde pequeninos se interessam pelo computador sem medo e vão aos pouco descobrindo tudo. Nós, precisamos a cada dia ampliar nossos conhecimentos e fazer dessa ferramenta um auxilio para nosso trabalho.
Rafinha 2.0
Duração: 9min 36seg. Em Português
Http:// www.youtube.com/watch?
Adorei o filme do Rafinha, que vive na internet onde ele fica atualizado com tudo. Cada um de nós podemos ser um Rafinha e aproveitar esse maravilhoso mundo de informações para enriquecer nossos conhecimentos.
Aproveitem!
Um abraço a todos. Maria

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Segundo o documento de Educação Inclusiva, apresentado a Secretaria de Educação por meio da Educação Especial, na pagina oito que se refere ao Atendimento Educacional Especializado, diz que a sala do AEE, não substitui de forma nenhuma a sala comum, que ela é uma complementação para ajudar aos alunos que tem necessidades especiais a romper algumas barreiras que estão dificultando seu desenvolvimento educacional e que as ações da mesma deem ser definidas conforme o tipo de deficiência que se propõe a atender. Como exemplo, para os alunos com deficiência auditiva o ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, de Português, como segunda língua, ou para os alunos cegos, o ensino do código “Braille”, de mobilidade e locomoção, ou o uso de recursos de informática, e outros. Diz também, que os professores que atuam na sala de AEE, além da formação básica em Pedagogia, devem ter uma formação específica para atuar com a deficiência a que se propõe a atender. O documento relata inclusive, do horário do atendimento da sala do AEE, que deve ser oferecido distinto das aulas das salas comuns, com outros objetivos, metas e procedimentos educacionais.
Sugiro que meus colegas de curso leiam o restante do documento, que é de extrema importância para nós.
Referencia: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/defmental.pdf

Um abraço a todos. Maria.